Catequese Comunidade Nossa Senhora da Assunção

sábado, 30 de maio de 2009

OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Mandamentos: Caminhos para alcançar a felicidade.

“Escutem com atenção os mandamentos que hoje ensino. Obedeçam e pratiquem estas leis para permanecerem vivos e entrarem na terá prometida”. (Dt 4,1)

A lei de Deus está na Bíblia e é chamada de os “Dez Mandamentos”.

Foi a Lei que, na Aliança, Deus entregou a Moisés no Monte Sinai. O que é essa Lei de Deus?

Essa Lei é a indicação do caminho a seguir para chegarmos até Deus.

Deus deu a Lei para amá-lo, sermos livres e viver em fraternidade. Ser livre não é fazer o que a gente quer, mas descobrir o que pode ser feito para estarmos sempre unidos a Deus e aos irmãos.

São estes os Mandamentos:

1- Amar a Deus sobre todas as coisas;

2- Não falar seu Santo Nome em vão;

3- Guardar os domingos e festas;

4- Honrar pai e mãe;

5- Não matar;

6- Não pecar contra a castidade;

7- Não furtar;

8- Não levantar falso testemunho;

9- Não desejar a mulher ou marido dos outros (respeitar o casamento);

10- Não cobiçar as coisas alheias.

Os três primeiros Mandamentos falam do nosso encontro com Deus e como descobrir e encontrar o verdadeiro Deus.

Do 4° ao 10° Mandamento, Deus nos ensina o que devemos fazer para vivermos como irmãos.

Deus nos deu os Mandamentos para nos orientar a viver no amor a Ele e no amor às pessoas.



Os três primeiros mandamentos: O amor a Deus nos torna felizes


O 1° mandamento nos ensina a amar a Deus sobre todas as coisas. Vamos amar a Deus porque Ele é bom; porque nos criou e nos ama e porque está sempre conosco. O amor de Deus é verdadeiro. É o amor verdadeiro que devemos ter com nossos irmãos. Afinal, como podemos amar a Deus que não vemos, se não amamos as pessoas que vemos?

As pessoas que não amam a Deus usam o Nome de Deus para justificar a sua preguiça ou as suas maldades. Dizem: “É Deus que quer assim” e deixam tudo do jeito que está: um mundo cheio de tristeza e de miséria. Deus não quer coisas ruins. É isto que nos ensina o 2° Mandamento.

Qual é ele mesmo?

“Não falar seu Santo Nome em vão”.

Deus é o Deus da vida. Ele só quer que façamos coisas boas. Os hebreus chamaram a Deus de “Javé”.

O nome é muito importante para as pessoas. O nome dá identidade e abre o relacionamento com os outros, com as coisas criadas, com a natureza e com os animais. Deus defende a Vida do povo.

Quando alguém prejudica a Vida e continua falando de Deus, está dizendo o nome de Deus em vão, isto é,à toa.

Este mandamento completa o primeiro e lhe dá maior força. Deus é Santo. Seu nome merece respeito. As pessoas, as coisas criadas e os lugares consagrados a Deus também merecem respeito.

O 3° Mandamento, santificar as festas, é a observância do sétimo dia, dia de descanso, ou dia de sábado. Sábado quer dizer “sétimo dia”. Nós costumamos falar em “santificar os domingos e os dias de guarda”. O texto da Bíblia diz: “Lembre-se do dia de sábado para santificá-lo...”

Qual o sentido deste mandamento? Será que é só uma questão de não trabalhar, de ir a Igreja e mais nada?

Não. O que Deus quer dizer é que precisamos reservar um tempo para refletir mais, para nos aproximar mais de Deus pela oração, pela Missa e pela prática do bem. Assim, domingos e dias santos devem servir para a oração e para o lazer, para a vida em família e para a vida em comunidade.

Santificar as festas e os domingos não é só participar da missa. A missa é importante para aumentar o nosso amor a Deus. Mas é importante reconhecer que o nosso compromisso com Deus é realizado aqui na terra através do nosso amor, do carinho e da solidariedade para com todas as pessoas.

Somos felizes quando amamos a Deus.

4° Mandamento: O amor à família “respeitar pai e mãe”


“Honre seu pai e sua mãe como ordenou o Senhor seu Deus, a fim de prolongar os seus dias e para viver na terra que o seu Deus dá a você”. (Dt 5,16)

Na Bíblia, Deus nos ensina como devemos tratar os pais. Vamos ler e procurar entender o que diz Eclo 3,1-16 (Livro do Eclesiástico, capítulo 3, versículos 1-16). Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar.

É o que devemos ter para com nosso pai e para com nossa mãe e para com as pessoas que também cuidam de nós (avós, tios e outros). Este é o 4° Mandamento de Deus. Eles formam a nossa família. E é na família que a semente da vida é plantada.

É na família que você nasce, cresce e aprende a se relacionar com os outros.

Cada um de nós tem laços de união e compromissos com a sua família. A família é nosso primeiro mundo.

É preciso cultivar o amor, a solidariedade, o diálogo, a compreensão e a oração para superar os problemas que aparecem nas famílias, como o desemprego, as doenças e a separação dos pais.

Devemos também ter carinho para com as pessoas mais idosas, os doentes, os vizinhos, os professores, os amigos, os catequistas porque todos eles, e nós também, fazemos parte da grande família de Deus.

Devemos respeitar e amar a nossa família.


5° Mandamento: Respeitar a vida “Não matarás”


“Eu vim para que todos tenham vida”. (Jô 10,10)

Devemos respeitar a VIDA porque ela é o melhor presente de Deus para nós. Ele pede que cuidemos de nossa vida e que respeitemos a vida dos outros, como a coisa mais importante. E por quê? Porque foi Deus quem nos deu a vida. Ele não quer a morte nem a destruição. Deus é o Deus da vida! Vamos ver como podemos seguir este 5° mandamento:

- Cuidando bem do nosso corpo e da nossa saúde.

- Dando aos outros bons exemplos de amor e de amizade.

- Não sendo violentos e malcriados, nem ferindo as pessoas com palavras e atitudes grosseiras.

- Cuidando da vida dos animais e das plantas.

A vida é o dom mais precioso que Deus nos deu. Devemos respeitar a vida de todas as pessoas.

6° e 9° Mandamentos: A fidelidade entre o esposo e a esposa.


“... O homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois ima só carne”. (Gn 2,24)

O 9° Mandamento diz que o casamento precisa ser respeitado. E o 6° mandamento diz também que as pessoas precisam se fazer respeitar. Isso é muito importante, pois só através desse respeito é que nasce o amor de verdade. Imagine você: é possível viver feliz numa família sem amor?

Deus nos pede que sejamos muito responsáveis, amando a família. Casamento não é uma aventura. Não é para um dia, nem para uma semana. É para toda vida.

Quando o esposo e a esposa são felizes, toda a família é feliz. Por isso, o casamento não pode acontecer de qualquer jeito. Ele só pode acontecer quando as pessoas se conhecem bem, fazendo crescer o amor, o carinho e a fidelidade entre os esposos.

O amor entre o homem e a mulher deve ser igual ao amor de Jesus por todos nós.

7° e 10° Mandamentos: respeitar as coisas dos outros


“O homem ganhará o pão com o suor do seu rosto”. (Gn 3,19)

Deus criou um mundo cheio de beleza, com lugar para todos. Então, por que uns não têm onde morar, nem o que comer? Porque algumas pessoas são muito egoístas e querem tudo só para si. Aí muita gente fica sem nada.

Do mesmo jeito, a pessoa que rouba ou estraga alguma coisa de alguém está sendo injusta. Uma das coisas que mais entristece a Deus Pai: ver o seu filho injustiçado. Por isso é que nós, cristãos, devemos trabalhar para ter o que precisamos, sem tirar o que é dos outros.

Você se lembra do 7° e do 10° mandamentos? Obedecendo estes mandamentos, seremos felizes, fazendo os outros também felizes!

Deus dá lugar para todos nós no mundo; por isso, devemos respeitar as coisas dos outros.

8° Mandamento: sinceridade- falem a verdade


“Não espalhe notícias falsas, não concorde com os maus, servindo de testemunhas mentirosas”. (Ex 23,1)

Este é o 8° mandamento, que nos ensina a ter lealdade e sinceridade. Deus não gosta que a gente faça juramento. Não devemos jurar. A nossa conversa deve ser: sim, sim; não, não.

Jesus não gosta da falsidade das pessoas. No Evangelho, a falsidade e a hipocrisia são atitudes que Jesus mais condena, porque vêm do orgulho e acabam com a amizade entre as pessoas. A falsidade prejudica os outros e a nós mesmos. Um pecado grave é a calúnia. Caluniar uma pessoa é falar dela coisas sem saber se são a verdade.

Jesus também nos pede que nunca julguemos ninguém. Podemos detestar o erro, mas não podemos julgar a pessoa, porque não podemos ver seu coração nem as suas intenções.

A verdade deve ser a base do relacionamento entre as pessoas.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial