Catequese Comunidade Nossa Senhora da Assunção

terça-feira, 26 de maio de 2009

Moisés - O libertador


Moisés: O libertador do povo

“Eu sou o Seu Deus... Vi a miséria do meu povo e ouvi o seu grito... eu escolhi você para libertar o povo”.

A família de Abraão cresceu tanto, tanto, que logo se tornou um grande povo: o povo hebreu.

Os hebreus estavam morando no Egito.

O Faraó tinha medo e inveja dos hebreus.

E sabem o que ele fez?

Mandou matar todos os meninos dos hebreus logo que nascessem!

Quando nasceu Moisés, a mãe dele colocou num cesto. Quando chegou ao rio, colocou o cesto na água e deixou ir flutuando até onde a princesa do Egito estava tomando banho.

A princesa viu o bebê e quis ficar com ele. Pôs no menino o nome de Moisés, que significa “salvo das águas”. Moisés cresceu no palácio do Faraó

Um dia, Moisés, ao ver que seu povo estava sofrendo na escravidão, decidiu libertar o povo hebreu. Moisés brigou muito com o Faraó para que o povo hebreu pudesse sair do Egito.

Deus deu muita coragem para Moisés. Muitos fatos aconteceram, até que o Faraó deixou o povo de Deus sair do Egito, lugar de escravidão para os hebreus.

No dia da partida, o povo hebreu fez uma grande festa: a Páscoa! Páscoa quer dizer “passagem”.

É a passagem do sofrimento para a alegria: da morte para a vida!


Aliança: O pacto da amizade


“Se vocês ouvirem a minha voz e guardarem a minha aliança, vocês serão para mim o povo escolhido”.(Ex 19,5)

No terceiro mês, depois de sua saída do Egito, o povo chegou a um monte chamado Sinai.

Moisés subiu sozinho a montanha e lá Deus lhe falou: “... se vocês obedecerem o que eu estou falando e forem fiéis à minha Aliança, vocês serão para mim o povo mais querido entre todos os povos...”.

O povo aceitou essa Aliança de amor com Deus.

Foi um compromisso de fidelidade entre Deus e as pessoas.

Esta Aliança foi feita entre Deus e o seu povo e, ao mesmo tempo, entre Deus e cada pessoa desse povo.

O povo aceitou a oferta de amor de Deus e prometeu fazer a Sua Vontade.

Deus deu para o povo uma Lei, apresentada nos Dez Mandamentos, sinal da Sua Aliança com o seu povo.

Aliança é o compromisso de amor e fidelidade entre Deus e cada o seu povo.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial